O Spotify ainda é o rei do streaming musical. O serviço mudou rapidamente a forma que ouvimos música, oferecendo acesso a milhões de canções que podem ser escutadas em modo offline, através de playlists personalizadas.

Muitos recursos do serviço são desconhecidos pela maioria dos usuários. Por isso, esse post oferece 10 truques úteis para tirar o máximo proveito do Spotify.

1. Filtre o conteúdo via download para escutar em modo offline

Por padrão, o Spotify não oferece as músicas baixadas, a não ser que você ative um filtro de busca específico. Para isso, no modo offline, vá até sua biblioteca, e escolha a sua categoria preferida. Nessa tela, vá até a parte inferior e, em Filtrar, escolha Downloads.

2. Economize dados móveis

A melhor forma é baixando a qualidade das músicas de sua playlist de forma prévia. Na sua biblioteca, clique no ícone da engrenagem na parte superior da tela. Ative o item de economia de dados. Isso vai reduzir a qualidade das músicas, gerando assim um menor consumo de dados.

3. Adicionar a lista de reprodução na tela de início do seu smartphone

Você pode ter um acesso direto de uma playlist específica no seu smartphone. Vá até a lista de reprodução em questão, clique no menu de três pontos na parte superior da tela. No menu, vá até o item que adiciona a lista na tela inicial. Clique ali, e pronto. A lista aparece como se fosse mais um ícone de aplicativo.

4. Equalize o som das canções

Na sua biblioteca, clique na engrenagem para acessar as configurações. Vá em Equalizador e clique ali. Ative o interruptor do recurso, e escolha entre as configurações prévias baseadas no gênero musical, ou clique em Usuário, para ajustar ao nosso gosto. Você pode ativar o reforço de graves e a reverberação. E para o som envolvente, você precisa conectar fones de ouvido.

5. Saiba a duração de uma playlist específica

Vá até a playlist da qual você quer saber a duração. Na capa, deslize o dedo para o lado, e veja a descrição da lista, a data de sua criação e a duração da mesma.

6. Crie uma lista com os resultados do Shazam

O Shazam é útil para descobrir músicas através da captação do áudio de trechos das mesmas. E o conjunto de músicas encontradas pode virar uma playlist do Spotify. Para isso, com o Shazam aberto e conectado, clique em Meu Shazam e, depois, na miniatura do seu perfil. Conecte as suas contas do Shazam e do Spotify. Então, será criada a playlist em sua conta do Spotify, na seção de Playlists.

7. Veja as letras das músicas durante a reprodução

Você precisa do Musicxmatch para esse truque funcionar. Baixe o aplicativo e forneça as permissões correspondentes. Então, reproduza uma música no Spotify, abra o Musicxmatch e identifique a música. Ele vai buscar automaticamente a letra da música em execução.

8. Compartilhe uma canção através do app da câmera

Basta ir na lista de reprodução ou canção e clicar nos três pontos da parte inferior. Uma miniatura em forma de onda musical aparece. Agora, a outra pessoa tem que abrir o Spotify e na aba Buscar, clicar no ícone da pequena câmera. Escaneie a miniatura e vai abrir a lista ou a canção no segundo smartphone.

9. Altere a ordem das listas

Vá em uma lista criada e mantenha pressionado no ícone das três faixas ao lado de cada canção. Mova a música para cima e para baixo, de acordo com a posição mais conveniente.

10. Compartilhe uma música no Instagram Stories

Durante a reprodução da música, clique nos três pontos do menu, depois em Compartilhar e depois em Instagram Stories. Uma captura da música vai aparecer, onde você poderá personalizar com stickers, enquetes, etc.