roubo

 

A perda, roubo ou extravio de dispositivos eletrônicos só aumentam ao redor do planeta. Smartphones, notebooks, 2 em 1 e conversíveis estão entre os mais cobiçados.

Aeroportos, estações de trem, metrô e terminais rodoviários, restaurantes, hotéis e áreas públicas… todos locais de risco onde temos que ter especial precaução. Não apenas pela perda do hardware, mas pelo o que pode nos custar os dados profissionais, financeiros, pessoais e senhas para acessar nossos serviços.

O blog HP BusinessNow publicou um interessante guia com medidas de proteção para proteger nosso equipamento, para ao menos minimizar os danos em caso de perda ou roubo:

 

1. Guarde a nota fiscal de compra, para uma eventual denúncia em caso de perda ou roubo.
2. Anote todos os dados do dispositivo, incluindo o número de série e endereços MAC (dado de rede que identifica individualmente o equipamento).
3. Faça uma marca discreta no seu equipamento e deixe salva uma foto dessa marca para mostrar de forma inequívoca que o produto é seu. Também é recomendado colar um adesivo com o seu nome e número de celular. Em caso de perda e extravio ainda poderão entrar em contato com você.
4. Nunca deixe seu dispositivo à vista em locais públicos se você não estiver utilizando. São nesses locais que ocorrem a maioria dos casos de extravio e roubo.
5. Faça cópias de segurança de todos os seus dados em casos de viagens ou se você for um profissional. Se você perder o dispositivo, ao menos poderá recuperar seus dados. E, mesmo assim, mantenha seus dados mais valiosos em pastas codificadas, e se você usa serviços de armazenamento na nuvem, salve muito bem as senhas.
6. Ative os sistemas de segurança integrados ao equipamento, como senha de desbloqueio, leitor de digitais e sistemas de autenticação biométrica.
7. Bloqueie o acesso à BIOS do computador e a conta de administrador do sistema com uma senha forte.
8. Utilize os sistemas de trava do computador em seminários, conferências, bibliotecas ou áreas públicas de transporte.
9. Ative sistemas anti-roubo específicos, como o Intel Anti-Theft, que evita a inicialização do equipamento no hardware (CPU, Chipset, BIOS, Drivers, etc) e também o acesso aos dados da unidade de armazenamento.
10. Considere a contratação de um seguro para roubo ou extravio. Um seguro padrão não inclui cobertura em caso de roubo. De forma alternativa, você pode utilizar serviços de segurança multiplataforma para tentar recuperar dispositivos através de sua utilização. O Prey é gratuito, e um dos mais recomendados.

 

Vale a pena considerar esses conselhos para prevenir ou pelo menos minimizar os danos.

 

Via HP BusinesssNow