Windows

 

Você acabou de comprar um computador novo, atualizou o que já tinha ou reinstalou o sistema operacional? É preciso então instalar um conjunto de softwares adicionais para tirar partido dele.

Hoje, vamos revisar 10 aplicativos essenciais para o Windows que cobrem um amplo espectro de soluções. Obviamente as escolhas podem variar de acordo com o seu gosto e/ou necessidade, mas esta aqui é a coluna vertebral da maioria das instalações informáticas do mercado atual.

 

 

 

Navegador: Chrome

 

O navegador web é um dos aplicativos imprescindíveis para qualquer equipamento, e este aqui é o que domina o mercado global.

Rápido, moderno, confiável, com várias extensões e sincronização multiplataforma. Estas são algumas das vantagens do Chrome.

As alternativas aqui passam pelo Firefox, Opera, Safari, Internet Explorer e o Edge (este último exclusivo para o Windows 10).

 

 

 

Armazenamento: Dropbox

 

O armazenamento na nuvem se tornou algo comum, e o Dropbox funciona muito bem.

Os 2 GB de espaço base gratuitos são poucos para as necessidades habituais, mas podem ser aumentados com amigos ou pequenas tarefas. Sem falar na opção por assinatura.

Você pode complementar essa opção com o Google Drive (15 GB) e o OneDrive (5 GB).

 

 

 

Streaming de música: Spotify

 

O serviços de música via streaming dispensam a compra de álbuns físicos ou digitais, e permite a reprodução de música em qualquer dispositivo com internet.

O Spotify é a referência no setor, com uma conta Premium paga muito popular, um bom cliente Windows e um ótimo aplicativo web.

As alternativas aqui passam pelo Apple Music e a Google Play Music, além de outros serviços como o Napster.

 

 

 

Suíte de produtividade : LibreOffice

 

Uma solução de escritório de qualidade deve incluir um processador de textos, planilha de cálculos e apresentações.

O LibreOffice é livre, de graça e muito poderoso.

Todo mundo pensa rapidamente no Microsoft Office, referência no segmento. A versão de assinatura na nuvem, o Office 365, é mais recomendada do que a compra da versão local Office 2016, mas isso depende das necessidades do usuário.

Outra alternativa é o Google Docs, além do FreeOffice e o WPS Office.

 

 

 

Editor de imagens: Paint.NET

 

O Adobe Photoshop é a referência no segmento, mas existem várias soluções mais acessíveis e de graça para o usuário médio.

O Paint.NET é uma delas. Mais poderosa que o Paint do Windows e com um bom grupo de plugins que ampliam sua funcionalidade.

O GIMP também é uma alternativa gratuita e mais completa.

 

 

 

Segurança: Panda Free Antivirus

 

A versão gratuita do Panda Antivirus é uma das indicações. Baseada na nuvem, consome poucos recursos do sistema, e tem instalação e funcionamento rápido e simples. E é de graça.

Há várias outras alternativas de graça que podem ser usadas, além dos antivírus online gratuitos, além do próprio Windows Defender da Microsoft, que está em constante melhora.

 

 

 

Reprodutor multimídia: VLC

 

O VLC é o player multimídia mais popular do mundo e um dos mais poderosos, com ótimo suporte multiplataforma. Tem vasto suporte aos formatos de áudio e vídeo com codecs inclusos.

Poucas alternativas são tão boas: vale mencionar o Media Player Classic e o PotPlayer.

 

 

 

Limpeza do sistema: CCleaner

 

O Windows acumula arquivos com o tempo. Vários deles inúteis, ocupando espaço.

Aqui, o CCleaner brilha. Um software que limpa o sistema, desabilita programas na inicialização e limpa os registros (cuidado com o que faz aqui).

 

 

 

Compressor/Descompactador de arquivos: PeaZip

 

O Windows inclui suporte nativo para alguns tipos de arquivos comprimidos, mas todos em uma escala bem básica. O PeaZip é uma ótima opção para comprimir e descomprimir arquivos.

Tem um visual atraente, inclui funções úteis como reparação de arquivos danificados e conversão de formatos.

O 7-Zip também é muito bom, e é uma alternativa aos clássicos WinZip e WinRAR. O IZArc é outro que funciona muito bem com o Windows.

 

 

 

Capturas de tela: ShareX

 

Não é tão essencial para o Windows, mas acaba sendo útil em algumas situações.

O ShareX está entre os melhores, com vários métodos e captura, um editor incorporado, passos automatizados e ferramentas adicionais.

Entre as alternativas, vale mencionar o Greenshot e o PicPick.