Mesmo com todos os avanços no mundo dos videogames, com novidades incríveis e novos jogos com excelentes gráficos, não conseguimos nos desvencilhar dos clássicos. O NES (ou Nintendo 8 Bits) é um desses modelos que eternamente ficarão guardados em nossos corações, e creio eu que, de temos em tempos, vamos ver novidades para ele. Como é o caso do μJoypad, que pode muito bem ser considerado o menor controle do mundo para esse console.

Já vi controles para NES gigantes, modificados para outras finalidades, nos mais diferentes formatos, tamanhos e modelos. Cada um com sua peculiaridade e sua estranheza, mas nunca me ocorreu a possibilidade de alguém criar um joystick para que o seu hamster de estimação possa jogar tranquilamente os seus jogos do passado, evitando que o pequeno animal deseje jogar o seu PlayStation 3. Parece que foi esse conceito que motivou Ben Bergman a fabricar o μJoypad.

O minúsculo joystick possui um tamanho similar ao de uma moeda de 25 centavos (25.4 x 12.8 x 3.2 mm). O periférico inclui botões minúsculos, que foram soldados em uma placa especial criada especificamente para o projeto, e apesar de suas dimensões reduzidas, ele é 100% funcional, apesar de todas as dificuldades que uma pessoa normal vai ter em acessar esses botões. Bergman admite que as dimensões do controle tornam a experiência de jogo “um pouco dolorosa”. Um pouco? Eu diria “humanamente impossível” mesmo.

Se esse é mesmo o menor controle de NES do mundo, não posso dizer, mas pelas suas características, não duvido que o seja. Será que teremos algum outro modder que vai conseguir fazer algo ainda menor que isso? Não acredito que isso aconteça. Mas sei que vai ter gente tentando repetir o feito por aí. E, dessa forma, o NES segue vivo em nossos corações. E em blogs como o TargetHD.net.